Carnaval: Porque tudo tem um lado bom

Grooveshark Widgets – Music Playlists for Your MySpace & Blog.

http://listen.grooveshark.com/widget.swf

Olá, caríssimos…

Não esse post ainda não vai falar sobre karaokê… mas eu não esqueci… xD

O post vai falar sobre uma manifestação que a gente acaba não dando o devido valor… o Carnaval.
Explicando: Quando eu ouço as pessoas falando sobre o Carnaval, é sempre com algum desprezo do tipo: “Só serve pra viajar” ou “Só tem pouca vergonha” ou, para os mais modernos, “Eu quero é pegar mulher”… e no meio desse contexto, muitas vezes a gente esquece das muitas manifestações culturais que acontecem durante o evento. De todo o trabalho que existe, vou falar apenas da parte musical, afinal, é disso que o blog trata…
O leitor talvez possa pensar que o post é sobre o Axé, afinal de contas, no Carnaval muitas vezes a mídia volta suas atenções para a Bahia… mas não é… na verdade, falar de algo muito mais próximo que permite uma observação um pouco melhor… o trabalho das escolas de samba.

Como estudante de música, eu admiro as baterias das escolas de samba… tem algumas que eu gosto mais outras mesnos, mas independente de gosto, acho muito incrível o trabalho… vamos pensar… é praticamente 1 hora tocando a mesma música… e sem perder a cadência… e andando… e fazendo coreografia… precisa dizer mais?
Quando penso nas repetições, a primeira coisa que me vem na cabeça é a necessidade de evitar “ligar o automático”… fica muito fácil errar dessa forma… E a questão das coreografias e tal… acho muito boa aquela história do recuo e das formas que eles fazem pra sair de lá, mesmo que não entenda a utilidade disso xD
Mas o que mais me impressiona é como eles fazem todo aquele povo cantar e sambar… eu fico me perguntando se existe alguém no mundo capaz de não bater nem o pé ao ouvir uma escola de samba tocando ao vivo… é tudo muito grandioso, somos levados a acompanhar… E claro, outro fator musical que admiro na bateria são as “paradinhas”. Tem coisas muito épicas nas escolas maiores… é um show!

E quanto ao samba propriamente dito… bem… outro desafio.
Um professor meu comentou que os Sambas das escolas tem uma estética própria e que eles são muito rigorosos com isso… eu não tenho certeza se é assim, mas nota-se facilmente que existe uma estética comum… mas é triste que as pessoas nem prestem atenção na letra. Existem temas realmente muito bem elaborados… Infelizmente, eu não achei o audio dos sambas que eu gosto para poder comentar aqui…
E claro… a dificuldade de escrever o samba… dentre minhas experiências musicais existe a composição de um samba enredo, que talvez não passe de uma caricatura se comparado a estética adotada pelas escolas de samba… mas, se querem alguns comentários do que achei sobre isso: é dificil contar histórias em poucas linhas e ainda fazer um refrão que seja fácil de aprender e cative… e também é difícil manter a estética de tudo isso. Realmente existe muita riqueza na música do carnaval. Eu poderia falar das marchinhas também… mas fica pra outra ocasião….

Tem tanta coisa legal no Carnaval, considerando a cultura… mas pra quem preferir ficar só com a gandaia… bem… só posso dizer que estão perdendo a melhor parte.

Por hoje é isso… Muyo-san, Nana-chan… postem de vez em quando…

Em breve, o segundo post do karaokê.

Bom Carnaval.

3 respostas em “Carnaval: Porque tudo tem um lado bom

  1. Pepe…concordo com as suas observações, o carnaval, por ser uma festa popular, muitas pessoas acabam esquecendo da parte “artística”, da produção que há nisso tudo, pois acho que não deve ser fácil, carregar aqueles adereços todos (por uma hora), e, que visivelmente, são pesados.
    Fora que há ainda o cuidado, para não perder um ponto sequer, nos “n” quesitos que são avaliados.
    Pena que alguns esquecem desses fatos, e acabam cometendo atos irresponsáveis, que podem colocar em risco à própria vida, em alguns casos…

    Continue postando novidades…abs!

  2. Oooh, post!!!! O.O
    Que legal que você voltou, tio Pepe!

    Então, também gosto do carnaval! É uma pena o desfile ser tão elitista (digo, em relação a assisti-lo), e pena também ser tão apelativo (não da pra negar…), mas acho incrível o trabalho que as escolas de samba fazem e a participação ativa da comunidade. Deve ser bem legal participar de algo grandioso assim, e a bateria realmente é o exemplo máximo! Aliás, o recuo acontece para a bateria começar e terminar junto com todas as alegorias. 🙂 Assim a música toca na avenida o desfile todo, não só no começo ou só no final, como seria caso ela não recuasse.
    E falando nas letras, tinha um samba da Mangueira uns tempos atrás que falava sobre a Língua Portuguesa, eu achei o máximo, era muito artístico! Nem todo samba-enredo é bom, mas tem uns que se destacam de verdade. Pra dar um gostinho, nesse samba tinham coisas como “tupinambrásileirou” ou “eu vou nos versos de Camões, nas folhas secas caídas de mangueira” *o*

    Bom, essa foi minha contribuição, vou indo!
    E vou tentar postar mais! >3<

Deixe um comentário